O meu bebé vai começar a comer...e agora?

Quem tem bebés estará certamente familiarizado com toda a logística que um pequeno humano implica desde a escolha do berço à negociação de quem dá o próximo banho, a escolha do médico, quais as fraldas mais indicadas, quanto custa a chucha, de que cor vou pintar o quarto, etc. etc.
Depois de todas as decisões tomadas e a confusa engrenagem dos primeiros tempos com um bebé já estar a andar como deve ser e chega a altura de pensar nas primeiras papas, o meu conselho: não se fiem nas cores berrantes e imagens apelativas das embalagens de supermercado/farmácia e na promessa de serem um alimento super práctico e consultem um

NUTRICIONISTA, JÁ!

Se calhar aqueles 50 ou 70 euros davam muito jeito para outra coisa qualquer, uma roupinha janota da Chicco ou outra coisa qualquer...Epá mas se amam os vossos filhos, não lhes querem dar o melhor? E há algo melhor que saúde?
Acredito que os médicos façam e aconselhem sempre o que acreditam ser o melhor mas na verdade no que toca a alimentação vê-se tanta falta de informação e interesse que assusta!
Está mais do que provado que um regime alimentar vegano traz inúmeros benefícios para a saúde e reduz brutalmente o risco de doenças cardiovasculares, colesterol, diabetes, obesidade, diversos tipos de cancro, etc, etc... e continuo a lidar com médicos que me atiram pérolas do tipo "pois o bebé deve estar a chorar porque o teu leite não tem proteína suficiente" (pois...os bebés carnívoros não choram...também não têm sono...nem cólicas...)
Enfim, a médica que me segue e ao meu rebento é a mesma que seguiu a gravidez da minha mãe vegetariana e que atirava as mãos à cabeça "veja lá o que está a fazer!...ai as anemias!...é muito perigoso!" mas como as análises estiveram sempre bem, acabou por "tirar o chapéu" e dar os parabéns à minha mãe porque nasci pesadíssima e parecia um bebé com um mês.
Mas isto foi há 24 anos atrás e a médica que continua a mesma. Não me chateou minimamente durante a gravidez e quando tinha alguma dúvida de alimentação me respondia "ah não sei, isso vocês estão melhor informados que nós, não percebemos nada disso" e confiou no meu julgamento até ao fim da gravidez e quando o Romeu nasceu em todas as consultas me dizia "que leite bom que tu tens porque ele está enorme! Vocês sabem muito bem o que comem."
Ao chegar a altura das papas/sopas, questionei-a quanto à introdução dos alimentos e a resposta dela foi "Normalmente aconselhamos a introduzir primeiro uma sopa de batata com cenoura, na segunda semana mistura-se um pouco de cebola, na semana seguinte outro vegetal...e por aí fora. Carne e peixe perto dos 8 meses e leguminosas so aos 12. Mas aconselho mesmo a procurares um nutricionista que perceba esse regime alimentar e te aconselhe bem."
E assim foi.
Conclusão, um mês depois de começar a comer o meu Coquinho já come mais de 40 alimentos diferentes, está gordo que nem um texugo, com 6 meses já se põe de pé e depois de lidar com montes de gente, mexer no cão e nos gatos e levar com espirradelas da família quando se engripou, nem uma constipação lhe toca ;)

Sim, A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA (ou estamos à espera de enfardar batatas fritas e açúcar o mês inteiro e continuar a vestir o 36 e com níveis de colesterol fantásticos?).

Se podemos incutir hábitos saudáveis nos nossos bebés para ajudá-los a crescer fortes e saudáveis, porque não fazê-lo?


Comentários

  1. Olá Romana,
    apresentaram-me o teu blog e estou muito contente de o ter encontrado! Fui mãe há cerca de 4 meses, levei uma gravidez vegana e pretendo manter o meu bebé neste estilo de vida enquanto depender de mim. Começo já a pesquisar sobre a alimentação do bebé para quando chegar a altura estar bem preparada e informada e fazê-lo da melhor maneira. Como deves imaginar tenho muitas muitas dúvidas...A primeira de todas é se realmente devemos introduzir os alimentos aos 6 meses como "vem nos livros" ou se deveremos esperar que o bebé nos mostre que está pronto para comer (seja lá o que isso signifique)? Como foi no teu caso? Também já li que no primeiro ano a comida é apenas para diversão e curiosidade do bebé e que o maior aporte calórico deverá vir do leite materno, ou seja, podemos dar umas dentadinhas de alimentos aqui e ali ao bebé mas é o leite materno que o sustentará. Outro grande receio que tenho é que o meu leite diminua muito ao estar a substituir várias refeições ao dia por alimentos, já que gostava muito de amammentar prolongadamente. Notaste algum problema na amamentação com a introdução dos alimentos? E em relação às frutas também tenho muitas dúvidas...Eu sou em parte crúdivora e como muita muita fruta e sei de mães crudívoras que os primeiros alimentos que introduzem nos bebés são precisamente as frutas, incluíndo as tropicais. Mas as recomendações dos médicos/nutricionistas parecem ser sempre muito restritas em relação à fruta o que me faz uma certa confusão...O que achas do assunto? Desculpa o "bombardeamento" de perguntas mas sabes como são as mães, sobretudo as de primeira viagem como eu...
    Aproveito para te convidar a conhecer o meu blog www.justnaturalplease.weebly.com

    Um grande beijinho, obrigada e parabéns pelo teu blog. Vai ser uma grande ajuda para mim certamente!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, muito obrigada pelo teu comentário e parabéns pela tua gravidez vegan! Acho que fazes muito andar já a pesquisar sobre alimentação.

      Ainda ontem falei com uma amiga minha que se farta de pesquisar sobre alimentação e já experimentou vários regimes alimentares durante a vida e disse uma coisa que me fez todo o sentido: "discutir alimentação tornou-se tão delicado como discutir religião".

      Aconselho-te de qualquer forma a consultares um nutricionista que apoie o regime alimentar que queres seguir e que te possa orientar bem e ajudar com a introdução dos alimentos e com as melhores combinações para o teu bebé. Há imensas teorias divergentes em relação à introdução dos alimentos, acho que também deves ter em atenção à dinâmica da tua família, quais os produtos que te são mais fáceis encontrar, etc. e segue também a tua intuição, claro.

      Eu comecei a introduzir comida aos 5 meses e meio porque a partir mais ou menos dos 4 meses ele começou a ficar super interessado na nossa comida, queria mexer e começava a mastigar quando nos via a levar a comida à boca. A nutricionista achou que ele já estava pronto para comer e assim foi.
      Também me interessou bastante o Babyled Weaning (não se introduzem sopas nem papas, oferece-se logo "comida a sério" e como eles levam tudo à boca, eles sozinhos começam a experimentar diferentes texturas e sabores e a alimentar-se pela própria mão) mas como ele ainda não tem nenhum dente, achei muito interessante mas não me senti confortável (para além de que eles sujam-se todos e como ando sempre a correr de um lado para o outro, não me dava jeito nenhum), talvez quando já tiver alguns dentinhos.

      Quanto ao leite materno, também já li que até ao primeiro ano deve ser o principal alimento, assim como já li que a partir dos 6 meses o bebé precisa de outros alimentos para lhe darem mais nutrientes...mas como é natural surgirem os primeiros dentes por esta altura, creio que será mesmo para que o bebé seja capaz de experimentar outros alimentos.
      Também fiquei super assustada com medo de perder o leite por saltar refeições mas como ele é tão comilão, depois das refeições ainda mama um bocado e mesmo que alguém fique a tomar conta dele uma tarde inteira ou assim e ele não mame, não notei diferença nenhuma. Também adoptei o método de todas as outras espécies (nunca vi nenhuma mãe de outra espécie dormir na cama dele e os filhotes no outro lado do quarto, na caminha deles, por isso ele dorme comigo desde os 3 meses) e acordar de madrugada porque ele acordou com fome, é uma realidade virtual para mim: ele acorda, serve-se sozinho e adormece outra vez. Muitas vezes eu nem dou por isso e continuo a dormir e como ele há noites que mama várias vezes, acredito que isso também estimule a produção de leite.

      Em relação à fruta não te sei de todo informar-te bem (e para ser franca infelizmente não sou uma pessoa de muita fruta, puxa-me mais alimentos pesados tipo feijões, sementes, frutos secos...) Há muitas teorias como dizes, mas eu preferi seguir as indicações da nutricionista que foram até aos 7 meses ir alternando apenas maçã e pêra cozidas por serem mais facilmente digeridas e terem um melhor equilíbrio de nutrientes e por isso serem mais indicadas para os bebés. A partir dos 7 meses já são introduzidas frutas da época e nos purés adiciona-se damascos ou ameixas secas e amêndoas ou nozes (moído, claro) mas não te consigo ser exacta nas quantidades agora, mas hei-de escrever sobre isso ;)

      Espero ter respondido às tuas questões mas tudo isto é apenas o meu ponto de vista e a informação que faz mais sentido para mim. Aconselho-te mesmo a procurar um nutricionista que te saiba orientar melhor de encontro ao que procuras e melhor se adapta a ti e ao teu bebé.

      Vou dar uma espreitadela no teu blog. Mais alguma dúvida, escreve de novo ;)

      Beijinho e obrigada!

      Eliminar
  2. Olá Romana,
    Muito obrigada pelas tuas respostas. Achei-as muito honestas e completas. Agradeço-te!
    Fico mais descansada em saber que a vossa amamentação não ficou prejudicada. O meu bebé também dorme pertinho de mim mas num mini-berço daqueles colados à nossa cama. Eu amamento de 2h em 2h (quando nao é 1h30 em 1h30...) dia e noite. Gostava de co seguir fazer como tu, que ele se "servisse" da maminha quando quisesse durante a noite mas não me sinto segura...Tenho medo de o magoar e acho que ele não conseguiria chegar à maminha sozinho. Mas o mini-berço tem funcionado bem para nós porque estamos praticamente de lado a lado e dormimos de mãos dadas. :-)
    Já tinha ouvido do Baby Led weaning sim mas e acho fantástico mas também não sei se terei coragem de experimentar nele ppis tenho muito medo que se engasgue...Veremos!
    Eu achava que ía conseguir passar esta fase da introdução dos alimentos sozinha mas há tanta informação cintraditória que acho que vou seguir a tua recomendação e procurar uma nutricionista. Podes indicar-me a tua por favor (és da zona de Lisboa)? Se não quiseres escrever aqui podes enviar-me o contacto para o meu email just.natural.please@gmail.com
    Muito obrigada!
    Beijinho e vou seguir o teu blog de perto! :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá Romana, vou guardar o teu blog nos meus favoritos! tenho uma bebé quase a fazer 4 meses e as questões da alimentação já me começam a preocupar. Gostava muito de conseguir fazer tudo em casa e evitar ao maximo processados. Tambem tenho muito interesse em saber qual a vossa nutricionista, se puderes responde por favor para car.marg@gmail.com. Obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares