Bio...é lógico!

Uma das coisas que me preocuparam antes de começar a fazer as papas e sopas, foi o orçamento.
Acho que as pessoas têm muitas vezes uma ideia errada dos biológicos, achamos sempre que são caríssimos. Certo que saem um pouco mais caros do que os produtos comuns, muitas vezes duplicam ou triplicam o preço mas na verdade, se fizermos bem as contas, optarmos pelos essenciais (e por diferentes marcas) e por preparar as refeições em casa (em vez de comprar produtos pré-preparados), e com o que poupo em produtos de higiene desnecessários e cheios de químicos (falarei disso também noutro post) e com a oferta que vai havendo no mercado, a diferença de preço não é assim tão grande mas a qualidade dos produtos não tem comparação e sei que estou a consumir algo nutricionalmente rico e livre de aditivos, etc. que sacia e ALIMENTA.

Exemplos:  
1 pacote 500g de papa comum (tipo Cerelac e afins) ronda os 3,20€ e dá para aprox. 1 semana para 1 bebé e não passa de um monte de açúcar e farinhas processadas sem valor nutricional

1kg de arroz integral BIO anda perto dos 2,60€ e dá-me para fazer papas durante 2 semanas para o meu bebé e para mim (só dá o trabalho de cozinhar e passar)

250g de tofu BIO custa cerca de 1.40€ e dá para 6 sopas

1/2Kg de leguminosas BIO encontram-se facilmente entre 2,5€-3€ e depois de cozido equivale a 6 tigelas grandes (como costumo congelar uma parte em cuvetes de gelo para ir utilizando 2-3 cuvetes por sopa, encho 3 cuvetes e dá-me para as sopas do mês inteiro e ainda sobram 4 tigelas)

1Kg de aveia ou centeio BIO nunca chegam a 2€ e dão para mais de 3 semanas de papas para o bebé

1 boião de fruta para bebé não biológico custa cerca de 0,80€. Com o mesmo valor faço em casa 4 boiões de fruta BIO!

Os vegetais costumo comprar nos mercados de fim-de-semana aos produtores locais mas para o bebé compro numa mercearia biológica perto de onde moro (Ericeira) e como escolho a quantidade que quero e procuro sempre trazer bastante variedade, não chego a gastar 12€ por semana.

Há uns dias comprei isto tudo:
 
 E ficou pouco mais de 8€ (ignorem o chocolate de leite de arroz que não é para aqui chamado mas apeteceu-me!)


Comentários

  1. Estamos numa época em que cada vez se fala mais na alimentação bio.. è uma excelente escolha confesso, mas quando somos "obrigados" a meter os bebés nas creches tudo isso vai por água abaixo, há uma reticência grande relativamente ao uso da comida bio para o qual as instituições não estão preparadas, e tudo o que saia da rotina normal da instituição parece um drama! Por exemplo quando deixei o bebé na creche aos 6 meses pra vir trabalhar disseram que o lanche era papa, e a creche pede me papa pra fazer com água, ou então deixar usar o leite disponivel (que é o leite de vaca)... que não me agrada nada e por isso levo sempre papa pra fazer com água. Na realidade uma altura por engano comprei uma papa pra fazer com leite e levei um leite de transição que tinha em casa... pois sim mandaram me logo um recado a dizer que se deixassem os pais levarem os diferente tipos de leite (arroz, soja, amendoa etc...) ás paginas tantas aquilo seria uma confusão... alimentação bio é otima sim senhor, mas funciona melhor quando a mãe está em casa disponivel a 100% e confirmo que bem gerida é mais barata. quem me dera a mim que diariamente a minha bebé consumisse tambem na creche coisas bio mas não é assim. Precisamos a nivel geral de uma mudança de mentalidades nestes locais onde os nossos filhos passam muito tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Existem alternativas bio de papas pré-preparadas mas o preço claro que dispara. Referi apenas alguns exemplos e de como eu giro as coisas. Já experimentou por exemplo fazer papas caseiras (fazem-se papas deliciosas e nutritivas em 10min) e mandá-las já prontas para a cresce? Assim basta aquecer. É só uma sugestão alternativa e como é prática, talvez a cresce aceite. Eu costumo fazer sopas, pure de fruta e papa para o dia inteiro em 30min (e ainda davam para o dia seguinte mas eu dou sempre cabo do que sobra eheheh). Felizmente tenho a sorte de poder tomar conta do meu bebé a 100% e não seria vantajoso a nivel de orçamento para mim pô-lo numa cresce.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares