Frutas



Nos primeiros tempos apenas é indicado o consumo de pêra e maçã e a partir dos 7-8 meses o bebé já pode começar a comer fruta da época e consoante a condição em que se encontra (estação do ano, clima, etc.) cozida se no frio ou fresca se no calor (para ajudar a regular a temperatura do corpo), segundo a nutricionista.
Com estas indicações vieram duas receitinhas bem simples e fáceis de preparar com a introdução de novos alimentos e sabores: fruta desidratada e frutos secos.

Novamente utilizo a minha técnica dos frasquinhos e cada receita equivale a um frasco bem cheio de uma papa de fruta altamente nutritiva e saborosa.

A primeira receita baseia-se em maçã:

Ingredientes

- 3 maçãs pequenas descascadas e cortadas em pedaços

- 2 alperces secos (damascos)

- 3 amêndoas

Os frutos secos costumo comprar com casca e descasco em casa, pra além de se conservarem mais tempo, acho mais higiénico. Utilizo sempre com pele que é rica em fibra e nutrientes.

Preparação: basicamente atiro tudo para um tacho com um pouco de água, fervo uns 3-4 minutos, escorro a água e passo com a varinha mágica.

Para a segunda receita a preparação é a mesma apenas mudam os ingredientes:


- 3 pêras pequenas descascadas e cortadas em pedaços

- 1 ameixa seca

- 2 nozes

A partir daqui são possíveis milhares de combinações com frutos diferentes.



Até congelei um monte de amoras silvestres que apanhei perto de casa no final do verão só para fazer estas papas! MAS vim a saber que, tal como os amendoins, são potenciais alergéneos, pelo que se recomenda a sua introdução apenas a partir dos 12 meses. Por isso vou eu comê-las em batidos ;))




Quanto à fruta fresca, como ainda estamos no Inverno e o Coquinho ainda não tem nenhum dente, até agora só experimentou chupar pedaços de maçã e laranja (que normalmente se costuma dar por volta dos 12 meses) mas como esteve constipadito e é rica em vitamina C, experimentei dar-lhe um gomo bem grande e lá o devorou todo satisfeito.
Como não houve nenhuma reacção alérgica, continuei a dar-lhe vários gomos ao longo do dia e à noite já não fungava do nariz ;) por isso laranja já lhe fica no cardápio!

Esta semana irá experimentar abacate (rico em ômegas 3 e 9) e banana (rico em magnésio, potássio, ferro, cálcio, fósforo e outras vitaminas).

Comentários

Mensagens populares